É na crise que surgem as oportunidades e a busca por soluções criativas

post-17

É na crise que surgem as oportunidades

Apesar de parecer demasiadamente otimista, cada vez mais acredito nessa afirmação como, no mínimo, uma realidade para reflexão do empresariado brasileiro.

Não estou dizendo que esta é a melhor hora para realizar grandes investimentos ou assumir riscos impensados, mas sim que este é o melhor momento de repensar a gestão da empresa e agir com estratégia, inteligência e precisão.

Tenho me reunido diariamente com empresários de diversos segmentos e, entre lamentos, indignações e descrença, sou consultado tambem por bravos dirigentes que buscam aprimorar seus negócios por meio da otimização de processos, redução de custos e utilização de soluções tecnologicas que mostram-se cada vez mais inovadoras e acessíveis.

E é justamente sobre isso que quero tratar neste texto. Não se trata apenas de aproveitar o periodo de estagnação econômica para “afiar o machado“, trata-se de adotar novos meios para aumentar a produtividade e otimizar custos por meio da capacitação de profissionais, utilização de ferramentas mais modernas e soluções tecnologicas seguras e inteligentes. Trata-se de fazer mais com menos.

Todo esse discurso é bonito, mas pouco prático. Então listarei a seguir algumas de nossas soluções que vêm diminuindo os efeitos da crise em nossos clientes e propiciando verdadeira calmaria em meio a este mar revolto.

O destaque na tecnologia fica por conta da solução de BPM – Business Process Management e sua evolução, chamada atualmente de IBPMS – Intelligent Business Process Management Suites. Tecnologias baratas e bastante eficazes, que quase sempre trazem tanto dinamismo e confiabilidade aos processos que acabam por reduzir custos com pessoal, controles e burocracias. Além disso, a utilização de “Nuvens” para armazenamento de dados colabora para os objetivos de redução custos e eficiencia operacional.

Com relação ao custo com pessoal, não é novidade para o empresário os valores gastos para manter um profissional celetista no Brasil. Não são raros os casos de segmentos e empresas que gastam, entre custos diretos e indiretos, o dobro do valor do salário pago ao trabalhador. Nesse sentido surgem como ótimas opções a terceirização de mão-de-obra e outsourcing, principalmente para execução de atividades específicas da empresa.

Por fim, e não menos importante, soluções financeiras tambem têm figurado como importantes demandas de nossa empresa, e aqui não estou falando de aquisição de crédito, mas sim de soluções estruturadas e bem menos agressivas aos bolsos dos empresários, como a antecipação de recebíveis, a constituíção de fundos de direitos creditórios, a otimização fiscal e tributária, a captação de recursos no Mercado de Capitais, a aplicação de leis de incentivo, M&A, dentre outras tantas possibilidades que o mercado oferece.

Flavio Riva é administrador de empresas e sócio da Mestra Soluções & Negócios.  Possui especializações na University of California, Escola Politécnica USP e atuou como CEO e Compliance Officer em instituições financeiras nacionais e estrangeiras.


“É na crise que surgem as oportunidades e a busca por soluções criativas”

Confira a matéria completa: http://bit.ly/1OO0ZuJ

Autor: Flávio Riva para Jornal ACIB Negócios
riva@mestraconsultoria.com.br
www.mestraconsultoria.com.br

Deixe um comentário