Compromisso com a integridade

Na edição da revista Você De Nigris, a Mestra Consultoria é citada pela sua participação no programa de compliance da Empresa, o qual é o novo selo de qualidade do Grupo De Nigris, que assegura o cumprimento de normas internas, externas e a conduta ética de seus colaboradores e processos.

A palavra compliance está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, especialmente no ambiente corporativo. Isso é uma prova de que o mercado mudou e, mais do que isso, exige uma nova postura das empresas.

Cumprir normas e regras sem­pre foi importante. porém com a globalização e maior exposição das marcas a questão ficou muito mais complexa. O alcance das informações tornou grandes proporções e a reputação de uma companhia nun­ca foi tão valiosa e ao mesmo tem­po, suscetível às vulnerabilidades.

No Grupo De Nigris, existe uma área de compliance instituída e em constante aperfeiçoamento. O Código de Ética e Conduta do Grupo foi implantado em 2015 e atualizado em 2019. O documento é entregue a todos os colaboradores da empresa no momento da integração, no primeiro dia de trabalho. Ver­sões atualizadas são enviadas para todos por e-mail periodicamente. De acordo com Juliana Senziani, do Departamento Jurídico do Grupo De Nigris e da área de compliance, o Grupo possui um plano de comunicação e treinamento em ética e integridade. al´´em de inves­tir em capacitação e orientação para todos da equipe, especialmente setores mais suscetíveis a fraudes, como crédito, cadastro e vendas.

“Temos códigos internos, políticas e procedimentos que norteiam a conduta de dirigentes, funcionários e terceiros, na direção da conformidade e Integridade, elaborados especialmente para identificar e avaliar riscos e eliminar eliminar quaisquer impactos negativos que tais situações possam ocasionar à empresa, seus empregados e clientes” explica. Segun­do o gerente financeiro do Grupo De Nigris, Robson Oliveira, o pro­grama de compliance é visto de maneira estratégica e, também, como um selo de qualidade e confia­bilidade por clientes e fornecedores. Além de ser um dos critérios do Star Class, o programa de certificação da Mercedes-Benz que avalia os concessionários de acordo com os padrões de qualidade da marca.

“Os Treinamentos sobre o tema começaram em novembro de 2018 e já foram aplicados a todos os co­laboradores da De Nigris pela con­sultoria Mestra, especializada em compliance. Agora, o foco é anali­sar cada departamento individual­mente, elaborar um mapa de risco e, em seguida, um plano de ação para trazer ainda mais confiabilidade aos processos”, ressalta. Há regras específicas sobre condutas em relacionamentos com clientes e fornecedores, a fim de evitar favorecimento com brindes e jantares, por exemplo. E no caso de alguma dúvida, o comitê de compliance é acionado para debater a questão.

Papel de cada um

Fazer parte de uma companhia vai muito além da ro­tina operacional de tarefas, também engloba atuar em conformidade com as re­gras internas e externas da companhia. Afinal, todos são porta-vozes da organização e dividem a mesma responsa­bilidade na preservação da sua credibilidade.

“É necessário o comprometimento de todos os co­laboradores da empresa, in­clusive da alta administração, que tem papel fundamental, uma vez que dá exemplo aos demais. Somente com a união de todos é possível criar um ambiente de trabalho íntegro, seguro e livre de prática criminosas que po­dem afetar negativamente a imagem da empresa e dos próprios empregados”, destaca Juliana.

Transparência

O Grupo De Nigris disponibiliza um cana de denúncias /ouvidoria aberto a todos os colaboradores, clientes e fornecedores, por melo do qual é possível realizar reclamações, denúncias, sugestões ou elogios, sendo garantido o anonimato e tratamento ético e profis­sional a todas demandas apresentadas. “A principal preocupação do Grupo De Nigris é ter uma equipe engajada com o compliance, esclarecida e comprometida, que busque agir em conformida­de com as leis e regulamentos anticorrupção, observando sempre os valores da empresa, evitaando ao máximo o envolvimento em negócios escusos e contrários às leis”, completa Juliana.

O que é compliance?

O termo tem origem no verbo ‘to comply” em inglês. Não possui tra­dução literal para o português, as palavras que mais se aproximam de seu significado são conformida­de e concordância. No mundo corporativo, compliance pode ser de­finido como um programa de controle interno de promoção de uma cultura organizacional que estimule a conduta ética e o compromisso de todos no cumprimento das leis e políticas internas da empresa.

Baseia-se em princípios éticos, na transparência e na integridade. O principal objetivo é prevenir e reduzir todo e qualquer risco que possa impactar negativamente a companhia, seja de fraude ou cor­rupção, por exemplo.

Deixe um comentário