Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

A ARTE DE SELECIONAR TALENTOS, com base em Valores, Competências e…

post-04

Selecionar pessoas que possuem os valores e as competências “certas” para determinada posição em uma Organização é uma arte, acima de tudo, um trabalho em equipe.

A área mais importante em RH é o Recrutamento e Seleção – R&S, já que tudo começa na seleção; conforme disse Monica Santos, Diretora de RH do Google, em recente palestra no Campus São Paulo: Selecionar bem, é a coisa mais importante que Você faz!”.

Um processo seletivo rico e eficaz é aquele feito por várias “mãos”, com foco profissional e respeito aos candidatos, que participam de um processo de mão-dupla, onde precisam empregar seus talentos e gerar, ou exceder, os resultados esperados pela Organização, para serem felizes juntos, semelhante a um casamento.

O respeito pelos candidatos começa pela transparência no processo seletivo: informações detalhadas sobre a vaga, desafios do cargo, contato com o futuro Líder e, se possível, com os futuros pares, para que candidatos e “empresa” possam conhecer alguns Valores Essenciais um do outro.

“A simplicidade é o último grau de sofisticação” (Leonardo da Vinci).

Oferecer um copo de água ao candidato durante a entrevista parece um gesto simples, mas nem sempre é seguido pelos entrevistadores (conheci alguns…), cuja empatia é insuficiente quando esquecem que já estiveram naquela situação, onde a tensão pode pôr tudo a perder.

Não é à toa que cada vez mais Organizações estão cuidando de sua Employer BrandingMarca de Empregador, visando engajar os talentos e atrair novos, formando um time com diversidade de perfis, capaz de criar produtos e serviços diferenciados para os Clientes.

As Organizações preocupadas com sua Employer Branding, perceberam que a experiência pela qual o candidato é submetido durante o processo seletivo precisa ser prazerosa e consistente, infindáveis entrevistas e dinâmicas são inimigas do simples e do eficaz; aliás, “aquele” candidato muitas vezes é um atual ou futuro Cliente da própria Organização.

Durante as entrevistas ou dinâmica de grupo, cases reais do dia-a-dia devem permitir aos avaliadores que identifiquem nos candidatos os Valores e as Competências requeridas pelo cargo, especialmente as Humanas, por exemplo, a capacidade de aprender; já que as Competências Técnicas são mais facilmente apreendidas e desenvolvidas pelo time.

Cabe aos entrevistadores a consciência de que podem estar diante de um talento capaz de fazer diferença na Organização, inovando, aumentando a produtividade e agregando valor à marca, criando então um círculo virtuoso que atrairá mais e mais talentos e que, segundo pesquisas, querem associar a sua imagem à Organizações que dão “orgulho de pertencer“!

Portanto, é responsabilidade dos entrevistadores se despirem de qualquer pré-conceito e deixarem os candidatos à vontade, em um ambiente descontraído, onde possam ser desafiados e participarem do processo com espontaneidade. Só assim as “duas partes” poderão se conhecer melhor e saber se o “namoro” poderá evoluir para um “casamento feliz”.

Encerro este breve e prazeroso artigo parabenizando as Organizações que possuem cultura e profissionais que fazem da seleção de talentos uma arte, porque combinam dados, ciência e, acima de tudo, o raro talento e a sensibilidade para “selecionar outros talentos”.

Contate-nos e descubra como podemos ajudar a Redesenhar o seu Processo Seletivo, criando uma nova experiência para reduzir significativamente o turnover e aumentar, na mesma proporção, o número de novos talentos que agregarão valor à sua marca.


Sergio J. Pellegrino é Diretor da Valor Humano – Gente e Gestão, Consultoria em RH e Coaching e Parceiro Associado da Mestra Consultoria (www.mestraconsultoria.com.br)

contato@mestraconsutloria.com.br

sergio@valorhumanogg.com.br

Comentários (2)

Artigo maravilhoso, extremamente fundamental para uma ótima empresa. Parabéns,!

Obrigado pelo feedback Tania!
Abraço,
Sergio Pellegrino

Os comentários estão fechados.