Um dos principais objetivos da área de Gente e Gestão, ou Recursos Humanos, é engajar os colaboradores às diretrizes da Empresa:
Pessoas engajadas são mais felizes e trazem melhores resultados.
Engajados, no sentido de serem dedicados e comprometidos com as metas propostas pela Empresa, os colaboradores, em sinergia, conseguem atingir ou superar os resultados esperados, para atender as expectativas de Clientes até Acionistas.
Engajar uma Equipe para se cumprir a Visão, Missão e Valores, é um instigante desafio, para quem é apaixonado por pessoas e resultados, muitos fatores estão envolvidos nesta ecologia, para que o planejado seja executado e os números que se esperam, se realizem dentro do prazo.
Hoje quero destacar a importância das Competências Essenciais da Empresa, para que este círculo virtuoso seja realizado com sucesso.
Quando tive contato, em meados de 1992, com o conceito de Competências Essenciais, ou Core Competence, bastante desenvolvido por Prahalad e Gary Hamel em 1990, fiquei fascinado e passei a estudar profundamente o assunto, cujos princípios acredito 100%, são eles:
- A concorrência tem dificuldade em imitar;
- O mercado e os Clientes reconhecem estas Competências e passam a distinguir a Empresa, pagando mais por produtos ou serviços que consideram diferenciados, únicos;
- Aumenta a flexibilidade da Empresa, que sabe o que é Core e o que deve ser delegado a fornecedores, permitindo-a explorar diferentes mercados.
Como exemplo clássico de Competência Essencial, podemos mencionar o Design da Apple, a Inovação da 3M ou a incrível padronização dos produtos do McDonald’s, fácil de reconhecer não?
E é justamente o link entre as Competências Funcionais (relacionada aos cargos dos colaboradores) com as tais Competências Essenciais (do negócio, da Empresa) que me conquistou, pois fazem da área de Gestão de Pessoas – RH, um parceiro estratégico do negócio.
As Competências Essenciais mostram aos colaboradores, em diferentes níveis, onde são bons e onde precisam se desenvolver, e lançam um desafio a todos, os quais passam a ser selecionados, treinados, desenvolvidos e avaliados, através destas competências.
As Competências Essenciais de uma Empresa, são parte de seu DNA e a distinguem em seus segmentos, independentemente de seu tamanho ou lastro financeiro, é uma questão conceitual percebida pelo Cliente final.
Teremos imenso prazer em construir ou revisar com Você as Competências Essenciais de sua Empresa, contate a Mestra Consultoria.
Autor: Sergio J. Pellegrino
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